Uma fazenda de mineração de criptomoedas causou um incêndio em um apartamento em São Petersburgo, na Rússia, que feriu um proprietário de 35 anos da plataforma. A assessoria de imprensa do Ministério de Emergências informou à mídia local que a causa do incêndio foi o fato de o proprietário não ter instalado um sistema de resfriamento do equipamento de mineração criptográfica.

O operador de mineração que operava a plataforma em seu apartamento de sete quartos foi hospitalizado com queimaduras nas mãos, costas e pescoço

De acordo com o relatório, quatro carros de bombeiros, 16 bombeiros e 40 minutos de trabalho apagaram o incêndio provocado pelos equipamentos de mineração.

Este não seria o primeiro incidente desse tipo na Rússia, onde fazendas de mineração de criptografia causaram um incêndio. Quase um ano atrás, uma fazenda de mineração localizada em uma garagem particular em Vologda pegou fogo e incendiou todo o equipamento de mineração. No início de 2019, uma plataforma de mineração de Crypto Genius explodiu em chamas, que incendiou outros oito apartamentos próximos, em Artem, perto de Vladivostok, na Rússia.

Na época, as autoridades suspeitavam que os mineiros tivessem aproveitado o fornecimento de energia de blocos residenciais para obter energia gratuita, o que superaquece os circuitos elétricos e causa grandes incêndios

Esse tipo de mineração ilícita na Rússia remonta a 2018. Na época , surgiram relatos sobre como oficiais de segurança russos prenderam vários cientistas que supostamente tentaram usar um dos supercomputadores mais poderosos da Rússia para extrair Bitcoin, que estava localizado no Nuclear Federal Center, em Sarov, no oeste da Rússia.